sexta-feira, 1 de junho de 2007

“Desuniversalização”


Nós PANQUECAS usamos nossas PALAVRAS para protestar.



Atualmente este poderia ser o novo termo usado em referência as Universidades, pois da maneira em que as coisas andam, notamos que a universalidade do ensino se perdeu e tem sido cada vez mais restrita a um “mundinho” escolar descolado, onde ninguém tem interesse algum pela “Universalização”. Pode parecer banalidade dos PANQUECAS, porém nossas PALAVRAS clamam para o despertar dos Universitários.
Falamos muitas “panquequices”, porém não ficaremos calados diante do que tem ocorrido a nossa sociedade e muito menos retrocederemos por causa daqueles que porventura queiram nos calar. Rejeitaremos ficar despojados da nossa personalidade de universitários, ou seja, em transe, bem como de modo algum aceitaremos a restrição das instituições educacionais que tem como função abranger um conjunto de escolas superiores destinadas à especialização científica e profissional, ou seja, Universidade.
Diante da passividade universitária, não podemos apenas lamentar e esperar por uma futura geração que talvez não se importe com o futuro. Também não podemos justificar a nossa falta de atitude, afirmando que alguns mestres, cada vez menos dedicados ao ensino, não estão nos instruindo. Temos sim, que nos mostrar dignos de receber o ensino superior proporcional a uma Universidade e lutar pelos direitos estudantis. Temos que revolucionar a nossa morta geração, que não tem se preocupado com a perda da universalização e muito menos analisado as conseqüências vindouras.
Chega de sermos manipulados por corruptos que não têm dignidade e sensibilidade para entender que a formação cientifica e profissional de qualquer cidadão é fundamental para a progressão do nosso país e consequentemente do mundo.
Os PANQUECAS clamam com suas PALAVRAS, a fim de que a “Desuniversalização” seja aniquilada do inconsciente adormecido de discentes e docentes, bichos e veteranos, sejam de estabelecimentos públicos ou privados, negros ou brancos, pobres ou ricos. Terminamos com PALAVRAS de quem clamou e mesmo ausente do plano terrestre continuará clamando como os PANQUECAS:

“O importante é advertir que a resposta que o homem dá a um desafio não muda só a realidade com a qual se confronta: a resposta muda o próprio homem, cada vez um pouco mais, e sempre de modo diferente”. Paulo Freire.

11 comentários:

Alcebíades Filho, de quem, mesmo? disse...

É isso aí. bom texto. belo "movimento". e como gramsci poderia dizer: "odeio os indiferentes. 'viver significa tomar partido'.quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão, e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida.

abraços.

http;//cajuina.blog.terra.com.br

Roseli Tavares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roseli Tavares disse...

Relembremos os velhos tempos em que os estudantes eram a grande força deste país.
E que venha a mudança acadêmica, política e mundial (porque não?)
D+ Panquecas

Cláudio disse...

Adorei isso:
"Revolucionar a nossa morta geração".Barbaro!!!

E como disse o alcebíades, também odeio os indiferentes que não tomam partido. Se posicionar, seja na esfera que for, é primordial.

paisuburbio disse...

Eu daria um novo título para esse texto:
"Carta a uma geração morta".
NOssa!!! Vcs qdo escrevem separados é uma coisa, qdo se reúnem pra escrever são uma "bomba".
Adorei, meninos e Liana!

paisuburbio disse...

Não, não. Pensando melhor: "carta a uma geração agonizante".
Afinal, ainda estamos vivos, né mulekada?!

Roderico P. Franco disse...

Ah, legal o texto de vcs...








ESTE É MAIS UM POST SÓ PARA FAZER NÚMERO.

Rs T+

NO BOTECO disse...

Huahauhau.... esse Chico é engraçadão .... curto e grosso né? Adoro ele!!!! rsrsrs
E Adorei o blog de vcs ... afinal, desse trio parada dura, não poderia sair nada além de muita criatividade e bom humor né?
Bjão procês ..... Samy

José Renato Salatiel disse...

To adorando esse negócio. Olha só os panquecas pregando no púlpito! Queridos panquecas. Não deixem suas origens grouchomarxistas por um maoísmo-pastor-da-praça-da-Sé! Mas o debate que vcs estão provocando é sensacional. Valeu!

Roderico P. Franco disse...

Depois do filósofo J. R. Salatiel, agora vem mais um...

ESTE É MAIS UM POST SÓ PARA FAZER NÚMERO.

Pronto pessoal, o blog de vcs está c/ muita audiência, huahua. T+

Admin disse...

Muito bem utilizados os negritos no texto.
Gostei do modo como aborda o tema.